domingo, 30 de setembro de 2007

O que será de nosso futuros trovadores?

Hoje em dia eu vejos os desenhos animados atuais, e os programas para crianças mais novas e não tenho como ficar assustado. Quase todos eles são muito imbecis. O que dizer de Telletubies (sei lá como se escreve essa porra)? Dinossauro Barney?
Estes são apenas expoentes maiores do que há de mais diabólico neste mundo. Não bastasse o mundo estar uma grande merda, eles ainda querem emburrecer as crianças.
No meu tempo os desenhos animados tinham algum caráter. Era um cara bom, enfiando a porrada no mal e ponto final. Eles procuravam sempre impressionar a criança com algo realmente extraordinário. A história era quase sempre simples e envolvia muito de vez em quando uma lição de moral. Mas hoje em dia, as crianças não podem ver violência na TV. Não podem ver nada de errado. Só o certo. Elas tem que escovar os dentes, obedecer os pais e pedir desculpas quando fazem algo de errado.
Criança não pode ver sanguinho no desenho mas podem ver briga na novela.
Criança não pode ver personagem beijando no desenho, mas pode ver um casal trepando na mesa da cozinha da novela.
No fim a criança vê tudo o que não pode e quase sempre os adultos são exemplo.
Eu ainda vejo alguns desgraçados criticarem o pobre do programa do Chaves, a ÚLTIMA RESISTÊNCIA da velha guarda de programas para crianças que possui alguma substância.
Com Chaves a criança aprende o que é certo e errado. Ela aprende que Chaves é pobre e Quico é rico. Ela aprende que Chaves passa fome. Ela aprende que seu Madruga é desempregado. Ela aprende que a escola pública do professor Girafales tem problemas. Ela aprende a ter consciência do mundo à sua volta. O aprendizado pode demorar. Mas existe.
Hoje em dia a criança que vê TV, aprende que existe prostituta que ganha mais que a maioria das pessoas. A criança aprende que as pessoas passam as outras pra trás. Elas aprendem que tem marido tarado querendo comer duas mulheres ao mesmo tempo. Acreditem, esse aprendizado existe também. Mas é bem mais rápido.
Nem vou discutir sobre os inúmeros programas que sinto saudades até hoje. Realmente eles são datados. Mas todos possuíam uma coisa em comum. Eles eram quase sempre ingênuos, mas não eram vazios. Muitos eram histórias complexas, com reviravoltas, início, meio e fim, um herói em dificuldades sempre se superando.
Hoje em dia tudo tem que vender. Tem que colecionar. Tem que dar grana. Tem que ter boneco. Chaveiro. Adesivo. Deus, se permitirem até camisinha. No desenho não pode ter preconceito. Não interessa se o desenho é de super herói ou de menina. Tem que ter tudo. Deve ter cota pra personagens de cada raça, credo e sexualidade.

Na minha época meus pais me educaram.
Eu passei muito tempo na frente da TV, mas ela nunca me educou.
Ela só me divertia.


1 minuto de silêncio, por uma geração futura que é orfã de heróis.

2 comentários:

B. disse...

* silêncio *

Lila Yuki disse...

mais um minuto...
*silêncio*