sábado, 7 de agosto de 2010

Viva a malária!


Irmã de 8 anos: Estou bebendo água tônica de quinino!

Eu: Sabia que, antigamente, os europeus, quando viajavam para a África, para a Ásia, e aqui para a América, ficavam doentes porque um mosquito os picava e transmitia uma doença chamada malária? E que o quinino previne contra malária?

Irmã de 8 anos: Eu sei o que é malária...

Eu: Então, os europeus precisavam de muito quinino para as suas viagens marítimas... Não existia avião na época... Mas não conseguiam quinino o suficiente... Então, começaram a pagar químicos para tentarem produzir quinino artificialmente.

Irmã de 8 anos: E eles conseguiram?

Eu: Não... Mas, em vez disso, enquanto tentava produzir o quinino, um desses químicos acabou descobrindo, sem querer, tintura para roupa. E é por isso que, hoje, você pode ter todas essas suas roupas coloridas.

Irmã de 8 anos: Sério? Puxa, então ainda bem que existe o mosquito! Imagina só se todo mundo só vestisse preto ou cinza?

Sem mais perguntas, meritíssimo.

Nenhum comentário: