terça-feira, 24 de março de 2009

E a placa diz: EU JÁ SABIA


Em novembro de 2007 eu já havia escrito a merda que eu achava que o Watchmen ia ser no cinema. Ninguém lê isso aqui mesmo, mas se algum infeliz quiser ler o que eu escrevi, clique aqui.
A impressão que eu tive é que Znider seguiu o manual de 300. Fez um filme com uma violência gore e colocou uma cena de sexo desnecessária. Os mais idiotas podem argumentar dizendo que Watchmen tem violência e sexo, mas basta uma comparação simples para ver que está desproporcional. Ozymandias virou um vilão afetado, deixando de ser um personagem enigmático, brilhante e temível como é retratado na HQ. E o que me deixou mais puto, colocou toda a tensão da guerra fria numa disputa por recursos energéticos, fazendo do filme mais uma palhaçada carbono zero, sustentável e solidária.
Obviamente o filme tem seus acertos, como a seqüencia inicial, o Comediante e Rorschach que foram muito bem interpretados e algumas músicas da trilha foram muito boas (quando o Coruja e Rorschach estão indo para o Ártico, a música de Jimmy Hendrix ficou muito legal). Novamente a fidelidade visual é o forte de Snider, mas no fim nada disso segura a onda.
Outros fatores não são exatamente culpa da direção. A HQ é extensa e a pretensão de se tentar passar tudo numa única película faz com que se tenha a sensação de ser arremessado numa montanha de fatos, cenas muito cheias e entupidas de referências e uma música muito alta às vezes.
Pra coroar isso, Watchmen está tomando na tarraqueta nas bilheterias, o que não é exatamente uma surpresa, dado à falta de apelo dos personagens e o status cult da HQ.


Um comentário:

ghfdc disse...

Que isso... Como você pode falar mal de um filme tão "elegante" quanto este? Hahahahaha...

Se quiser se irritar/decepcionar de verdade, vá ver The Spirit... É ainda mais "elegante" que Watchmen!