domingo, 18 de novembro de 2007

Quadrinhos e Cinema - Parte 3

Eu acabei de ler Watchmen. E isso me convenceu ainda mais de que um filme sobre Watchmen é algo muito complicado.
E o diretor Zack Snider disse que pretende filmar uma versão 100% fiel.
Eu acho isso impossível por um motivo muito simples: Watchmen é muito denso e possui recursos narrativos pouco ortodoxos se comparado com a maioria dos quadrinhos. Como Snider irá colocar o "Tales of the Black Freighter" no filme? E os textos exibidos em cada final de capítulo? Como ficará o diário de Rorschach?
E como colocar isso tudo em no máximo 2 ou 3 horas de filme? Vamos ter Watchmen volume 1 ao 12?
Snider ficou famoso por adaptar 300 fielmente, mas sejamos francos: 300 é um quadrinho de MOLEQUE perto de Watchmen.
É óbvio que haverá cortes. É óbvio que as roupas dos personagens não será a mesma. E na verdade eu acho que é isso mesmo que tem que ser feito. "Tales of the Black Freighter" é muito legal, mas sinceramente não é 100% fundamental para a história. Os textos exibidos no final de cada capítulo são muito legais mas funcionam muito bem como recursos escrito e duvido que teriam algum valor na tela. Quanto ao diário de Rorschach...eu diria que é algo fundamental.

Então qual é o meu medo?
Eu sei que o filme não pode (e não deve) ser 100% igual ao quadrinho. Mas o que eu temo é que o entendimento de Watchmen seja perdido. Existe uma mensagem no quadrinho, e diga-se de passagem ela em parte é obsoleta (derivada da guerra fria) e em parte é atual (o fato do homem foder a sociedade e o planeta). Como isso irá ser passado para a tela? Eu acho que esta mensagem será perdida, assim como alguns momentos importantes de 300 foram perdidos ou interpretados erroneamente (na minha opinião pelo menos).
Existem inúmeros momentos memoráveis de Watchmen que duvido que se tornem memoráveis no filme. O passado do Dr. Manhattan, a história do Comediante, a personalidade de Rorschach, a discussão entre Silk Spectre e o Dr. Manhattan e outros momentos tão brilhantes serão apenas interessantes.
Então quando Watchmen for exibido na tela, os críticos irão aplaudir ou vaiar algo que eles nem conseguirão entender. Aquela menina meio burra sentada no cinema vai exclamar: "Porra, mas a União Soviética nem existe mais!" ou "Peraí, mas não eram os EUA que tavam em guerra com o Afeganistão? E o Bin Laden???"
Existe um fato inexorável nisso tudo: Watchmen é uma história em quadrinhos de valor literário muito grande para ser comparado com a maioria das outras histórias.
Watchmen é para homens e não para garotos.
E é por isso que eu tenho medo de um filme de Watchmen.
Eu tenho medo que a história se reduza a filme para garotos.
Nada mais a declarar.

Nenhum comentário: