terça-feira, 23 de março de 2010

Slooooooooow Blogging

Cliquem aqui e, se tiverem paciência, leiam o Manifesto do Blog Lento (Slow Blog Manifesto).

Algum idiota com tempo sobrando escreveu isso aí e tem gente dando importância. Pelo o que pude entender, esse sujeito está pregando uma nova forma de "blogar". Blogar de maneira lenta e consciente.

Antes de eu achincalhar com essa babaquice acho bom eu tentar fundamentar o porque desta merda existir em primeiro lugar. Os blogs, como qualquer outra página na internet, são quase sempre achadas pelos leitores através de referências e motores de busca (leia-se google, yahoo, etc...). Então, o que os caras que querem ter visitas em seus blogs fazem? Seguem à risca os manuais de como ter um page rank alto nestes motores. O resultado disso tudo é que em geral, blogs bem visitados são atualizados muitas vezes por dia e com mensagens curtas, afinal, ninguém é de ferro, e escrever uns 4 ou 5 tratados por dias é meio, digamos, foda de difícil. Algum infeliz começou com isso, deu certo, e todos os milhões de blogueiros seguem a fórmula à risca. Não é preciso muita sagacidade pra descobrir que 90% do que estes blogs escrevem é lixo completo. Eu nem considero blogs pessoais nessa brincadeira, mas falo de blogs de pessoas que se acham profissionais da internet, que acham que vão ganhar alguma coisa ($) só por partilhar sua sabedoria infinita com o mundo.

Agora voltamos ao Slow Blog. O que esse infeliz diz, de maneira pomposa, em um "manifesto", é que os blogs deveriam se libertar deste modo de produção, que privilegia quantidade à qualidade, segue métodos para facilitar motores de busca e que prende os seres humanos às correntes das máquinas, que as pessoas têm que refletir sobre o que vão escrever e bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla....

Sabe, eu podia elogiar esse cara, falar que ele está certo e achar isso foda pra caramba mas sinceramente, eu quero que ele enfie esse manifesto no rabo. Ele simplesmente podia ter escrito isso:

SÓ ESCREVAM QUANDO TENHAM ALGO QUE PRESTE PRA SER ESCRITO.
PS: SE NÃO GOSTOU, FODA-SE.



Realmente, né? O cara descobriu a pólvora! As pessoas só deveriam se expressar depois que tenham algo pra falar e de preferência, tenham pensado um pouco antes de falar. Realmente cara, você é um gênio.

PARABÉNS CAMPEÃO!!!

Ainda digo mais. Se esse idiota propôs um "Slow Blog Manifesto", eu proponho um "Meta Slow Blog Manifesto", que diz, que não só a gente vai postar quando tivermos algo pra escrever, mas só vamos escrever quando tivermos saco pra isso, o que é exatamente o que fazemos aqui.
Sinceramente, se esse cara tivesse algo realmente importante pra fazer da vida, duvido que ele gastasse o tempo dele publicando essa porcaria.

Agora, eu queria ver esse puto promover um SLOW SCIENTIFIC PUBLISHING. Porque se as pessoas escrevem muita merda em blogs, menos mal, porque se gasta pouco para fazer isso. Eu queria ver era proibir os ditos cientistas de publicar tanto lixo por ano, aonde o cara muda uma linha do artigo e diz que é algo novo. Já pensou? "Chamada pra papers. Por favor, se você não mudou porra nenhum do teu artigo, você está fora." O mundo científico provavelmente entraria em colapso.

2 comentários:

Juliana disse...

Voto absolutamente a favor do slow scientific publishing - o mundo merece esse manifesto.

Quanto ao slow blogging, sim, o cara tá falando o óbvio, é verdade, mas nem sempre o óbvio assim o é para a maioria. E acho que o problema não está em quem usa técnicas elaboradas para postar qualquer abobrinha rápida e manter-se nos search engines - está em quem lê as abobrinhas e ainda volta depois! É que nem quando a minha avó reclama do baixo nível das novelas da globo. Se não tivesse audiência, o programa teria que mudar o formato.

(Nota - sempre acho muito divertido quando você esculhamba com as coisas =P)

ghfdc disse...

Slow blogging and slow commenting... Hehehehe...