domingo, 26 de agosto de 2012

A Origem


Inception, ou "A Origem" como foi veiculado no Brasil, arrebatou os cinemas em 2010, sendo elogiado por vários críticos e por boa parte do público, sendo uma das maiores bilheterias do ano. Me lembro que quando fui ver esse filme fiquei realmente muito curioso, por vários motivos. O primeiro era porque Christopher Nolan estava na direção, o segundo era um bom elenco e o terceiro era porque alguns conhecidos meus haviam rasgado elogios ao filme. Segundo esse povo, o filme era "revolucionário", "de outro mundo", "inovador", etc...
Bem caros, eu gosto do filme, de verdade. Um filme bacana, (quase) não insulta a sua inteligência, com boa direção, boas atuações, efeitos bem usados. Tudo no lugar. Mas tem um problema. Definitivamente não é a última coca-cola do deserto. Isso não deveria ser um demérito, mas para um filme rotulado como "inovador" isso é abaixo da expectativa. Mas vamos à história.
Em uma realidade alternativa, existe uma tecnologia que permite que pessoas compartilhem sonhos. Pessoas mais habilidosas conseguem manipular aspectos do sonho e inclusive retirar informações da mente de outras pessoas, um crime. Leonardo DiCaprio é Cobb, um ladrão de mentes extremamente talentoso, mas que não pode voltar para casa por ser procurado. Logicamente o filme não taca isso na tua frente logo de cara. As cenas iniciais de surpreendem pelo surreal e aí você vai sacando o porque daquela viagem doida ocorrer. 
O filme começa a engrenar quando é oferecido a Cobb um trabalho especial. Saito, um milionário asiático, interpretado por Ken Watanabe, quer que Cobb, ao invés de extrair uma informação, desperte uma ideia em uma pessoa. Basicamente ele quer que o herdeiro de sua maior concorrente desmantele seu império recém adquirido, pois do contrário, Saito fatalmente perderá seu negócio atual. A criação de uma ideia teoricamente seria impossível, mas Cobb, sempre auxiliado por Arthur (Joseph Gordon-Levitt) aceita o serviço, alegando que ele é capaz de fazer a bagaça. 
Até aí, tudo bem. o filme tem uma premissa legal, e uma tarefa complicada a ser feita pelos personagens. Mas é aí que a vaca começa a atolar. Depois desse início promissor, se prepare para a maior taxa de clichês por minuto. Começa aquele momento "Onze homens e um segredo" aonde o time mais sinistro do mundo é montado para realizar o roubo do século.
Primeiros temos o cara das químicas. Sim, o sonho que vai ser usado é tão sinistro, que é necessário um cara para fazer um loló especial. Na maioria dos filmes de ação esse seria o cara do explosivo, ou das armas.
Depois temos o cara do disfarce. Sim, temos um cara do disfarce. Ele não se disfarça na vida real, mas nos sonhos ele consegue personificar outras pessoas.
Aí temos a jovem que consegue pensar nos cenários sinistros para os sonhos. É o típico estereótipo do jovem talentoso, que é um prodígio mas ao longo do filme é inseguro, mas no fim, dá um jeito de resolver a parada com alguma jogada inteligente.
Temos o cara dos planos. Sim, é o cara sério do grupo, que junta informações e deixa tudo arrumadinho para o roubo sair certo.
E logicamente temos o líder dessa parada toda. Cobb é o melhor ladrão de sonhos mas ele tem um trauma. Ele conhece a jovem arquiteta, ensina o que sabe para ela, e junto com ela supera seu trauma e alcança seus objetivos. Notem que este é um estereótipo duplo, pois além de líder da equipe, ele é uma cópia de quase todos os papéis do Tom Cruise.
O filme passa um bom tempo nessa lenga-lenga, mostrando o grupo ensaiando e melhorando para executar o crime perfeito e ao mesmo tempo, o filme vai mostrando ao espectador como algumas regras desse lance de sonhos manipulados funcionam. E aí, se você for um pouco esperto, percebe que esse filme copia muita coisa de The Matrix. É quase tudo igual. Primeiro, os personagens dormem enquanto interagem com uma realidade alternada. Segundo, nestes mundos existem regras específicas. Terceiro, os personagens possuem habilidades que permitem terem habilidades especiais ou são capazes de manipular o ambiente à sua volta. Quarto, existe um perigo associado que envolve a morte ou a uma quase morte nessa realidade. Quinto, os personagens possuem papéis bem específicos, e possuem designações como "Arquiteto", "Químico" ou "Telefonista". Esse conceito é uma cópia cuspida e escarrada, porém com uma história menos pretensiosa e mais focada no ato do crime perfeito, o que nos leva à conclusão de que A Origem é uma soma de The Matrix com Onze Homens e um Segredo, com uns respingos de filmes do Tom Cruise.
O roubo começa e a chapa esquenta, pois no sonho, a mente da vítima é militarizada. Cara, é sério. Aparecem uns sujeitos de palitó e gravata atirando nos ladrões, que nem os agentes de The Matrix. Eles conseguem escapar temporariamente e iniciam um segundo sonho dentro do primeiro e finalmente depois de muito perrengue, iniciam o terceiro e último sonho, aonde o crime de fato acontece.
Lógico que durante essa brincadeira toda muitas coisas acontecem e é contado qual o terrível trauma de Cobb, como isto se relaciona com o fato dele ser capaz de criar uma idéia na mente de alguém e logicamente como todos os amiguinhos superam seus problemas e tem um final feliz. No final, temos a cena janjão na qual deixa o espectador com dúvida se o roubo funcionou de fato ou não.
O que sobra? Bem, é isso. Sobra aquela sensação falsa e pretensiosa de dúvida profunda e uma penca de personagens rasos que nem um pires.
O filme é ruim? Não, mas é extremamente esquecível. O melhor filme de Nolan continua sendo Amnésia.

Nota: 6,0

2 comentários:

Anônimo disse...

Heresia! O melhor filme do Nolan chama-se Batman - The Dark Knight

Livia disse...

Eu tbm me senti assim vendo esse filme, ele é bem meia boca...