domingo, 2 de setembro de 2012

Dennis Ritchie

Dennis Ritchie
                                       

Em algumas semanas, terá se passado um ano da morte de Dennis Ritchie. Não é surpresa que ninguém saiba ou se lembre disso. Uma semana antes, Steve Jobs havia falecido e comovido milhões de fãs e seguidores. Ritchie sempre foi uma figura muito mais discreta, e os seus feitos impactaram a indústria da computação de uma maneira muito fundamental, mas distante do grande público.
Ritchie era um cientista e buscava resolver problemas sem pretensões de reinventar o mundo. Jobs era um empreendedor e sempre usou do trabalho de caras como Ritchie como meio para alcançar objetivos. E na minha opinião, esta é a diferença fundamental no legado deixado por ambos.
Para quem não entende da importancia de Ritchie para o mundo atual seguem alguns de seus feitos mais relevantes.
- Linguagem de programação C: se você não sabe o que é uma linguagem de programação, saiba que é através de uma que os programas são feitos. Ritchie criou o C no final dos anos 60 e início dos anos 70. C foi a primeira linguagem a ser suportada em diversas plataformas de computadores sendo a fundação dos sistemas operacionais modernos, programas e das linguagens atuais.
- Unix: deixemos algo claro aqui. Rithie não criou o Unix sozinho, mas fez parte de sua brilhante equipe. Se você não sabe o que é Unix, saiba que é um dos sistemas operacionais mais usados no mundo. Sendo inicialmente escrito em assembler (uma linguagem muito dependente da máquina aonde é programado), mais tarde foi completamente reescrito em C, tornando-o muito fácil de ser adaptado para várias plataformas. Devido ao fato de ser muito completo, capaz de rodar em máquinas modestas e conter diversos programas e utilitários já previamente construídos, se tornou uma escolha natural para a maioria dos empreendimentos, especialmente depois da AT&T tê-lo distribuido gratuitamente. Ao longo dos anos, o Unix sofreu modificações por terceiros, criando uma onda de novos sistemas operacionais, ou sistemas Unix-like, dentre eles o GNU/Linux e o NextStep, a base do OSX da Apple. O Unix também possui uma implementação robusta de protocolos de rede e se tornou uma das bases do funcionamento da Internet. Além disso, os desenvolvedores do Unix sempre tiveram em mente que o próprio sistema deveria conter sua própria documentação, incluindo os fontes do próprio Unix, o que indiretamente contribuiu ao surgimento de movimentos de código livre e aberto.
- C K&R: este foi o primeiro livro sobre a linguagem C. O título original era "The C programming language', mas se tornou mais popular pelas iniciais dos nomes dos autores:,Brian Kernighan e Dennis Ritchie. Simplesmente o livro mais popular da linguagem e responsável por moldar gerações de profissionais de informática.
Se você entendeu pouco disso tudo, segue um resumo simples: se você navega na internet, vê o seu saldo bancário no seu smartphone, ou se utiliza de qualquer sistema informatizado, existem 90% de chances de você estar interagindo com algo direta ou indiretamente influenciado por este sujeito. Este é o legado que Ritchie deixou para a humanidade. Assim como Galileu criou a semente da ciência moderna e Isaac Newton e sua geração a fizeram florescer, Alan Turing criou o embrião da computação e Ritchie e seus colegas pesquisadores a moldaram para a geração atual.
E Jobs? Ele tem seu legado especial também. Sem ele, a computação pessoal teria sido adiada por alguns anos, e aspectos de design que estão fora de minha capacidade certamente seriam muito diferentes. Mas no fim das contas, Jobs era, acima de tudo um comerciante. Ele sempre enxergou valor nos negócios, de maneira "elegante e visionária". Mas no fim das contas, se ele pudesse ganhar dinheiro vendendo lixo com a maçã estampada, ele o faria sem pensar duas vezes. E seus fãs argumentariam que seria o lixo mais incrível do mundo.
Pronto MacFags, podem me xingar.

Nenhum comentário: