terça-feira, 13 de novembro de 2007

Quadrinhos e Cinema - Parte 2


Embora não possamos categorizar claramente os recentes filmes de quadrinhos como sendo de primeira ou segunda geração, não é difícil perceber as diferenças entre estes dois tipos. Os primeiros filmes tinham um caráter experimental. A espectativa em cima das bilheterias eram modestas. Seqüencias eram um assunto para ser discutido após os números da arrecadação. Os filmes de segunda geração são verdadeiras máquinas de franquias. O segundo filme é feito para mirar o terceiro. Se o personagem está seu primeiro filme, já estão pensando no segundo.
É fácil ver isso. Até mesmo o quarteto fantástico teve uma seqüencia com um tempo de intervalo ridículo (e roteiros mais ridículos ainda), e o Surfista Preateado, um coadjuvante do segundo filme ,já tem sido cotado para um filme solo.
Além das óbvias franquias da Marvel e da DC, os executivos começaram a prestar atenção em títulos menos convencionais. Hellboy (2004) e Sin City (2005) chamaram a atenção de vários executivos e todos começaram a caçar títulos alternativos para serem adaptados. E rapidamente um projeto foi executado: 300, de Frank Miller.
Agora preparem as pedras para serem arremessadas pois muitos não irão gostar do que eu vou falar (ninguém lê isso aqui mesmo, então não preciso me preocupar).
300 é o principal motivo de eu ter medo da adaptação de Watchmen.
Em 300 Zack Snider conseguiu fazer uma adaptação considerada ainda mais fiel para as telas do que Sin City. O filme teve um orçamento um pouco maior, embora tivesse uma publicidade bem mais rica, e arrecadou bem mais do que a aventura urbana noir.
Mas por incrível que pareça eu acho 300 meio ridículo até.
O primeiro motivo é meio injusto. Eu acho Sin City uma história MUITO melhor do que 300.
300 é uma história heróica, mas não tem a maior inteligência do mundo. As melhores tiradas não são nada super criativas e algumas das melhores falas foram retiradas de antigas crônicas gregas. A história tem um final previsível e ultra janjão.
Agora vem a tal da fidelidade. Olha eu não olhei o DVD com 500 extras, mas a versão do cinema me deixou meio puto. Primeiro a rainha Gorgo aparece muito mais do nos quadrinhos. No papel ela mal aparece e tem apenas uma função narrativa de mostrar a cultura espartana. No filme ela protagoniza duas cenas de sexo desnecessárias (exceto pelos punheteiros de plantão) e tem uma importância política INEXISTENTE NOS QUADRINHOS. A na minha opinião uma das passagens mais importantes do quadrinho foi cortada. Se vocês lerem, procurem pelas cenas do soldado Stelios e vocês entenderão. Talvez seja um delírio meu, mas para mim era uma cena que duraria no máximo 40 segundos e foi cortada. Nem sei se foi filmada. Falar do rei Xerxes então, puta que pariu. Bagulho ridículo aquilo. O rei Leônidas pra mim ficou ridículo, o tempo inteiro gritando e mostrando os dentes, parecia um débil mental, longe da figura que eu tinha em mente.
As cenas de combate como era de se esperar dominam o filme de uma maneira que não é feita no quadrinho. E tudo foi filmado em fundo verde. Isso realmente transportou o filme para o quadrinho e é um mérito. Até o sangue parece pintado por Lynn Varley. Mas nessa hora é que eu enxergo as limitações do filme. O cara copiou TUDO. Absolutamente TUDO. E este para mim é o maior defeito de 300. Trasnportar fielmente um quadrinho para o filme é conseguir materializar o universo na película, não transportar o quadrinho integralmente.
Apesar de minhas críticas eu reconheço uma coisa: 300 não poderia ser filmado de outro jeito. Zack Snider optou por ser MUITO fiel VISUALMENTE, e adicionar elementos pertinentes para a arrecadação, tudo com aprovação pessoal do Sr. Miller, o que para os fanboys é a obrigação eterna de dar a bunda pro filme.
No terceiro "artigo" vou tentar explicar os meus temores ao filme de Watchmen.

Nenhum comentário: