sábado, 15 de dezembro de 2007

Episódio (post das eleições) V - A Oposição Contra-Ataca


A oposição finalmente lançou seu candidato: Worf, do Partido Trekker.

Worf já iniciou sua campanha prometendo resolver a questão do trânsito no Rio de Janeiro, com um teletransportador em cada residência, eliminando assim, inclusive, a necessidade de transportes públicos!

Enquanto muitos apoiaram, vários outros reclamaram... Primeiramente, técnicos afirmaram que tal projeto seria inviável devido ao alto custo de implantação, sem falar no alto custo energético para se operar um teletransportador... Não só seria complicado para um cidadão de classe média (sem mencionar os de classes menos abastadas) ficar se teletransportando para lá e para cá o tempo todo devido ao valor da conta de luz que chegaria em sua casa ao final do mês, como a infraestrutura energética do país seria incapaz de comportar uma ocorrência maciça de teletransportes... Precisaríamos de outra Itaipu, no mínimo!

E é claro que os donos de empresas de ônibus protestaram também, afinal, iriam à falência! Tudo isso sem mencionar a questão do desemprego gerado pelo fim da necessidade dos transportes públicos, com trocadores, motoristas de ônibus, condutores de metrô e afins, todos desempregados...

Os condutores de vans piratas também se uniram às manifestações contrárias aos teletransportadores. "Nunca antes na história deste país" se viu algo assim: donos de empresas de ônibus, seus funcionários, e seus concorrentes ilegais, todos juntos, lutando por uma mesma causa.

Haveria também forte queda na demanda por carros de passeio, o que provocaria também o corte de funcionários das fábricas, gerando mais desemprego...

Outra declaração também controversa foi a intenção declarada do candidato de tornar obrigatório o ensino de klingon (linguagem variante do alemão) nas escolas do município.

O candidato Chewbacca já se manifestou, dizendo que tudo isso demonstra a clara incompetência administrativa de seu rival para o cargo de prefeito do Rio.

O assessor vulcano de Worf, Spok, já rebateu a declaração de Chewbacca, dizendo que toda esta reação contrária aos planos do klingon é ilógica: "Os humanos devem entender que os planos do candidato Worf vão muito além, chegando a um ponto onde inclusive se eliminaria a necessidade de moeda corrente; um futuro onde todos trabalhariam de bom grado pelo bem comum!".

Especialistas debatem a viabilidade de tais ideais, comparando-os com as já implementadas (e fracassadas) tentativas de governos comunistas ou socialistas na história humana. Os mais céticos (e sarcásticos), como o próprio candidato wookiee, chegam a traçar paralelos entre as idéias trekkers e o modo de vida da Vila dos Smurfs!

A corrida para a prefeitura está só começando! Eleitores, fiquem atentos!

E, parafraseando o mote do Partido Trekker: "Vida longa e próspera" ao futuro prefeito da Cidade Maravilhosa!

Nenhum comentário: